terça-feira, 23 de março de 2010

SEMANA SANTA

Nos próximos dias trataremos de um tema de relevante importância a nós, cristãos: a Semana Santa. Também conhecida como Semana Maior, é o momento onde atualizamos de forma intensa a paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor. Daí a sua importância e destaque ante às demais datas litúrgicas. Para tanto, abordaremos as grandes datas desta semana, começando pelo Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, passando pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira da Paixão, Sábado Santo e culminando na grandiosa Vigília Pascal e Domingo da Ressurreição do Senhor. Muito mais que abordar a questão histórica dessas datas, algumas diretrizes serão oferecidas de forma a subsidiar as equipes de liturgia, em vista de celebrações bem preparadas e vivenciadas.

Morrendo nossa morte para que pudéssemos viver a sua vida, Jesus inaugura um novo tempo de reconciliação e de misericórdia. Renascidos pelo batismo e purificados pelo sacramento da reconciliação, somos chamados a fazer memorial do sacrifício único e definitivo de Cristo na cruz. A fim de bem celebrarmos os acontecimentos derradeiros do ministério de Jesus, a Igreja entra com seu Mestre no deserto e, com Ele, se prepara e busca forças para vencer o maligno a fim de evangelizar todos os povos, fazendo-os promotores da Verdade, propagadores do Cristo ressuscitado que passou pela cruz, símbolo de loucura para muitos, no qual nos gloriamos.

Acompanhe, portanto, as próximas publicações. Juntos refletiremos e viveremos, mais uma vez, os sofrimentos de Cristo, sepultando o homem velho e ressurgindo, gloriosos, para a nova vida que nos espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário