(originalmente publicada na edição de novembro/2009 do Informativo Anunciando)
O culto marian

Da mesma forma, o culto aos santos também remonta ao início da era cristã. O sentido de tamanha veneração está no exemplo que estes homens e mulheres constituem, vivendo a sua humanidade abraçados à causa do Evangelho, do serviço e da doação. Tamanha graça de Deus numa vida eternizada em sua glória, donde podem interceder por nós junto de Cristo (cf. Mt 22,30 e Ap 6,9s).
Profundamente enraizada na tradição cristã, esta devoção sempre mereceu os cuidados da Igreja em não permitir que o culto mariano (hiperdulia), bem como o culto aos anjos e santos (dulia) ultrapassasse os limites, a ponto de se confundir com o culto prestado exclusivamente a Deus (latria). Interessante destacar as três modalidades de culto praticadas pela Santa Igreja: a dulia, a hiperdulia e a latria. De origem grega significam, respectivamente, honra, [culto] acima da honra (sem caracterizar adoração) e adoração. Portanto, não existe adoração a santos ou imagens, mas sim um culto de veneração, cujos exemplos são dignos de serem seguidos por quem também deseja alcançar a santidade em Deus.
Santos e Santas de Deus, roguem por nós!
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