domingo, 21 de junho de 2009

Para começar, o que é liturgia?

Para muitos, liturgia é um assunto vasto, complexo e de extremo grau de dificuldade. De fato, estudar liturgia exige muita dedicação e sempre existe algo novo a conhecer e se aprofundar. E mesmo diante de tanto conhecimento, nos deparamos diante da necessidade de revisar, reaprender ou mesmo olhar para um determinado ponto sobre outro ângulo. Exceto pela primeira característica citada, que é verdadeira, não se pode atribuir à liturgia o status de algo impossível de se aprender. As “regras” são simples e se aplicam a todo o rito, salvo algumas particularidades.

Mas afinal, o que é liturgia?

Com origem na palavra grega λειτουργία, que corresponde a serviço ou trabalho público, aplicando-se à nossa realidade, liturgia é ação do povo que presta e rende a Deus o seu culto, parametrizado por um conjunto de regras que lhe conferem uma característica própria. Essas regras são encontradas em livros próprios, em forma de texto introdutório e/ou diretório ou em forma de pequenas instruções dispostas no desenrolar do ofício celebrado, as chamadas rubricas. Missal Romano e Cerimonial dos Bispos são exemplos de livros onde é possível encontrar tais instruções.

A ação litúrgica não se restringe somente à Missa. Todo sacramento é uma celebração litúrgica (CIC 1480a), assim como os sacramentais, a exemplo das exéquias (CIC 1684). O mesmo Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “a liturgia cristã não somente recorda os acontecimentos que nos salvaram, como também os atualiza, torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo é celebrado, não é repetido; o que se repete são as celebrações; em cada uma delas sobrevém a efusão do Espírito Santo que atualiza o único mistério.” (CIC 1104).

A tradição cristã é riquíssima, construída ao longo dos séculos de maneira sólida e bela. E essa graça se estende de maneira singular à liturgia. Esse patrimônio continua crescendo, enriquecido pelas novas experiências vivenciadas no tempo presente, pelo povo de Deus, Igreja Militante rumo à Igreja Triunfante.

Portanto, teremos muito assunto para tratar neste espaço. Focaremos a liturgia da Missa, mas é possível que em algum momento falemos também de outras ações litúrgicas.

Bom, por hoje é isso. Fique na Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Um comentário:

  1. Carlos, é com prazer que faço o primeiro comentário deste blog interessantíssimo. Acerca das rubricas, também podemos encontrá-las em certos momentos nos próprios lecionários e até no ritual das bençãos.
    Gostei muito sobre o assunto dos sacramentais. Algo interessante para aprofundar.
    Até mais.
    Glauber

    ResponderExcluir